Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Santa Luzia

Notícias

Festival Ecrã: Veja aqui a programação da Cinemateca do MAM

Sessões serão oferecidas pelo Sesc Santa Luzia durante o festival


publicado em 10-07-19

imprimir

Em julho, o público carioca recebe a terceira edição do Festival ECRÃ, evento dedicado ao cinema avant garde e experimental que acontecerá na Cinemateca do MAM, de 11 a 21, e nas unidades do Sesc RJ, de 23 a 28. O festival traz em sua programação filmes inéditos no Brasil e também filmes premiados e com selos de importantes festivais pelo mundo como Berlim, Rotterdam, IndieLisboa, Brasília e Tiradentes, entre longas, médias, curtas-metragens, oficinas, performances e instalações.

Circuito Sesc Festival ECRàocorre entre os dias 23 e 26 de julho, no Sesc São Gonçalo, e entre os dias 27 e 31 de julho, no Sesc Madureira, com exibições, debates, masterclasses, performance e instalações audiovisuais. Na programação, o público poderá conferir 16 sessões, 5 instalações audiovisuais, 2 masterclasses e debates com realizadores no Sesc Madureira e Sesc São Gonçalo.

O objetivo é difundir e ampliar as discussões existentes no Festival Ecrã, além de qualificar o público e realizadores do entorno dessas unidades, incluindo alunos de cursos de audiovisual oferecidos neste período, por meio das exibições e das atividades formativas oferecidas.

A grande novidade dessa edição é o espaço exclusivo para as instalações, com obras selecionadas apenas para imersões fora da sala de cinema. Nelas, cinco obras de artistas nacionais e internacionais compõem o Circuito Sesc e são apresentadas das formas mais diversas, convidando o público a interagir diretamente por meio de objetos como telescópio, flipbook, óculos de realidade virtual, holograma, etc.

Nesta edição, o Festival ECRàdobra o número de dias e também o número de filmes. Diretores que já passaram pelo festival estão de volta, como James Benning e seu longa-metragem Leitores, inédito no Brasil e exibido em diversos festivais pelo mundo, incluindo Rotterdam e BAFICI. Benning é homenageado no curta Lendo, Vendo, Benning dirigido por Kevin B. Lee e Chloé Galibert-Lainé.

Na abertura do Festival, o Circuito Sesc Santa Luzia apresenta, na Cinemateca do Mamdebate com a diretora brasileira Bruna Carvalho Almeida após a exibição de seu filme “Os Jovens Baumann”. A conversa ocorre às 20h do dia 11 de julho. Já no dia 14 de julho, às 11h, o público poderá conferir a palestra “Mcluhan, mídia e materialidade: estendendo o cinema experimental”, com Wilson Oliveira Filho e com participação de Richard Altman, diretor do longa-metragem "McLuhan Esnobado: O cínico ocidental". No dia 18 de julho, o destaque é o debate com 18/7 com Getúlio Ribeiro após a exibição do filme “Vermelha”,grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes

11 a 21/07 -