Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Novidade na Flip, Espaço Fecomércio RJ recebe discussões sobre o setor editorial

Livrarias e editoras têm recorrido ao apoio do Sebrae para melhorar gestão e enfrentar a crise. Uma das soluções está na formação de leitores, papel desempenhado pelo Sesc em todo o pais


publicado em 12-07-19

imprimir

 

Diante da situação preocupante do setor editorial – marcado pela queda na venda de livros e o consequente fechamento de livrarias – a Fecomércio RJ decidiu inaugurar este ano o Espaço Fecomércio RJ na Flip, local de debate e busca por soluções para os negócios do livro. A primeira edição aconteceu nesta quinta-feira (11/7), na Pousada Literária, em Paraty, e reuniu nomes de peso no cenário cultural e empresarial do país: Antonio Florencio de Queiroz Junior (presidente da Fecomércio RJ), José Roberto Tardros (presidente da CNC), Carlos Artexes (diretor nacional do Sesc) e Danilo Miranda (diretor do Sesc SP).

Em sua fala, o anfitrião Antonio Queiroz (também presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ) apresentou dados que justificam a iniciativa e a preocupação dos empresários. Segundo o dirigente, é crescente o número de livraria e editoras fluminenses que já recorreram ao Sebrae em busca de apoio para os seus negócios. De um total de 1.830 pequenas livrarias, 548 já receberam atendimento do Sebrae. Já entre as pequenas editoras, que somam 8.323 em todo o estado, 2.097 já tiveram interlocução com o Sebrae buscando soluções de gestão.

Entre as soluções para o setor está a formação de leitores

Como os quatro painelistas desempenham papel de gestão no Serviço Social do Comércio (Sesc) – braço sociocultural das entidades do comércio – foi inevitável que destacassem o papel da instituição para a formação de leitores e, por consequência, de mercado consumidor. Carlos Artexes apresentou números que demonstram o alcance do Sesc nessa área, como as 310 bibliotecas que emprestam 60 mil por dia em todo o país, a maior parcela deles para crianças e jovens de baixa renda.         

Serviço

De 11 a 13/7 – 16h

Pousada Literária (Rua do Comércio, 362 – Centro Histórico de Paraty)

Dia 11/7: Mesa de Abertura

O Comércio e o Mercado Editorial, com Antonio Florencio de Queiroz Junior  (Fecomércio RJ), Roberto Tadros (CNC), Carlos Artexes (Sesc DN) e Danilo Miranda (Sesc SP)

Dia 12/7: A importância do design para o sucesso de um livro, com Ricardo Leite, sócio-fundador CEO da Crama Design Estratégico

Dia 13/7: Criação e Manutenção do Mercado Editorial, com Elisa Ventura (Livraria Blooks) e Carlos Andreazza (Editora Record).