Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Sesc Madureira

Notícias

Pioneirismo em Madureira: unidade oferece aulas de Esgrima para todas as idades

São oferecidas também aulas de Natação, Judô, Ioga, Musculação, Pilates e muito mais pela sua qualidade de vida.


publicado em 14-05-19

imprimir

Um dos maiores compromissos do Sesc RJ é promover a prática de atividades esportivas no intuito de otimizar a saúde e a qualidade de vida da população. Por isso, são oferecidas aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas em nossas unidades. Uma delas é a esgrima, oferecida desde 2013, com o professor Carlos Giffoni, no Sesc Madureira. Hoje,  a unidade conta com turmas de 11 a 14 anos, 15 a 17 anos e acima dos 18 anos. Todas as aulas são gratuitas, com materiais de ponta fornecidos pela própria unidade. Para informações sobre turmas, classificação e horários, entre em contato com a unidade pelos números (21) 3350-8055 / (21) 3350-8291 / (21) 3350-4253.

Assistir a uma aula de esgrima é ver um show de disposição e habilidades. Os alunos chegam animados e demonstram logo que estão familiarizados e cada vez mais envolvidos com o esporte. Henrique Borchevski da Silva, de 20 anos, foi um dos primeiros alunos a se matricular, em 2013.  "Eu sempre me interessei quando via nas olimpíadas, quando fiquei sabendo que tinha aqui, eu fiquei muito animado, foi incrível.", disse ele. "A esgrima é um esporte que trabalha muito musculatura das pernas e também ajuda a desenvolver uma postura. Não é aquela coisa exótica que muitas pessoas imaginam, qualquer um pode fazer, pode ser divertido, tem bastante adrenalina."

O professor Carlos Giffoni também nos contou um pouco sobre os benefícios que a prática pode trazer: "A esgrima oferece todos benefícios da atividade física em geral: desenvolvimento cárdio-respiratório, força muscular, velocidade, resistência, coordenação motora fina de membros e raciocínio. Um esporte que é 50% intelectual, é  uma partida de xadrez só que correndo e suando muito. Você tem que ser rápido na tomada de decisão. É um esporte que desenvolve capacidades físicas intelectuais e morais."

Uma boa notícia para quem tem vontade de praticar é que não há restrições de idade, você pode começar aos 8 ou aos 80 anos. Segundo Giffoni, aos 7 anos, por exemplo, uma criança pode começar a fazer esgrima como atividade complementar. É importante que ela corra, faça outras atividades para ampliar o seu leque motor, pra quando chegar a partir dos 10, 11 anos ela poder  pensar em fazer uma especialização esportiva. Inclusive, algumas mudanças se tornam perceptíveis no comportamento de quem começa a praticar. "O aluno fica mais focado, desenvolve mais o equilíbrio, que é de suma importância pra esgrima. Eles passam a desenvolver mais o raciocínio, ficam mais espertos”,ressalta Giffoni.

O professor reforça ainda a importância das aulas para a expansão da prática desse esporte para além dos clubes especializados, que costumam ser mais restritos. "O Sesc, na minha visão, é pioneiro porque está oportunizando o esgrima a um baixo custo pra uma camada da população que não teria condições de fazer um clube social de Esgrima, por exemplo, rompendo uma fronteira", disse ele, que vê perspectivas ainda de levar seus alunos a competições esportivas de alto rendimento.

Otimista, ele vê uma mudança no perfil dos alunos e se põe à disposição de quem quiser ir além da qualidade de vida. "Com o passar do tempo, o perfil dos nossos alunos foi mudando. Começou com um público mais de interesse recreativo e hoje eu percebo que muitos alunos tem totais condições de trabalhar a esgrima em alto rendimento. Tenho atletas aqui que já competem. Temos estrutura, material, espaço, treinador. Eu espero que a esgrima possa se espalhar pelo Brasil com apoio do Sesc.", incentiva.

Além da esgrima, o Sesc Madureira oferece outras práticas esportivas, como Natação, Judô, Corrida e Caminhada, Ioga, Musculação, Pilates, Vôlei, Iniciação Esportiva de Base, Iniciação Esportiva Geral, Esporte Master, Ginástica, Jiu-Jitsu, Basquete, Ritmos, Futsal, Hidroginástica, Capoeira e Circuito Funcional. As vagas são limitadas. Faça já sua carteirinha e inscreva-se na atividade de sua preferência.

Conheça as modalidades esportivas oferecidas em outras unidades e venha praticar com a gente!

Fotos: Carlos Erbs