Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Notícias

Brasileiros adotam medidas mais conscientes

Segundo pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, hábitos responsáveis como apagar as luzes ao sair de um cômodo e economizar água já são parte da rotina


publicado em 24-06-16

imprimir

Uma pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos revelou que os brasileiros estão adotando hábitos cada vez mais conscientes de consumo, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Um bom exemplo disso é que 64% dos consumidores brasileiros optaram por adquirir eletrodomésticos com menor consumo de energia, o que representa um aumento de 21% em relação a 2015. O resultado foi o maior resultado para o item na série de estudos desde seu começo, em 2007.

Outros hábitos responsáveis já viraram rotina para os entrevistados: quase a totalidade deles (94%) fecha a torneira ao escovar os dentes, e 93% apagam as luzes ao sair de um recinto. A procura por alimentos orgânicos foi apontada como parte do dia a dia por 24% dos consumidores.

A pesquisa também mostra que cerca de metade da população brasileira (51%) separa o lixo para reciclagem, mas ainda se mostra incrédula quanto ao destino do lixo coletado. Segundo o estudo, apenas 24% acreditam que o lixo reciclado é tratado corretamente.

Um em cada três consumidores se mantém informado sobre a participação das empresas em campanhas de responsabilidade social, 29% estão atentos se a empresa faz reciclagem e 11% procuram saber se se são feitos testes em animais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 30 de março e contou com a opinião de 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.