Senac
 
Fecomercio
Rio de Janeiro

Programação


Filmes e Vídeos

  • Atividade Paga
  • Atividade Gratuita
  • Atividade PCG

Mostra “Hong Sang-Soo”

imprimir

Esta é a primeira mostra especial dentro do CineSesc dedicada a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. O ritmo de produção de Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada, de um lado por sua abundância, e de outro por sua qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes desse coreano começaram a chegar ao Brasil. Mais de dez de seus filmes nunca aportaram por aqui, mas felizmente, suas mais recentes obras vêm sendo exibidas e distribuídas em nossos cinemas.

O forte das tramas de Hong Sang-soo é a abordagem do cotidiano de seus personagens. Na maioria das vezes, eles se confundem com o próprio cinema, em um exercício metalinguístico fascinante e permanente em sua obra. Suas produções ora são realizadas na Coreia do Sul, ora em países da Europa, em especial na França. Cinema, vida, celebração, foco em pontos de vista diferentes, imprevisibilidade, incongruências do amor e relações entre verdade e mentira são temas recorrentes em seus filmes, que apesar de possuírem uma superfície aparentemente fácil, guardam reflexões profundas sobre a difícil tarefa de viver neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e sobre as amplas camadas de sentido que suas obras nos permitem perscrutar.

HAHAHA 

3/7 - 15h30 | 14 anos | GRÁTIS

Nessa metáfora poética sobre uma guerra sangrenta, um fato inesperado se torna real: um encontro do passado com o presente, da barbárie com a arte. Um soldado vindo da Guerra do Paraguay se encontra uma trupe de teatro dos dias de hoje. O diretor de cinema Jo Moon-Kyeong faz uma viagem para uma pequena cidade costeira de Tongyeong, na Coreia do Sul. Lá ele encontra um amigo, o crítico de cinema Jong-sik Bang, e os dois se sentam para conversar e tomar algo. Durante a conversa, eles falam sobre uma viagem que fizeram para o mesmo lugar, e acabam por descobrir que conheceram as mesmas pessoas: um poeta e guia cultural e uma encantadora mulher. Direção de Hong Sang-soo. Drama. 116 min. Coréia do Sul. 2012.

A CÂMERA DE CLAIRE 

10/7 - 15h30 | 12 anos | GRÁTIS

Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon Manhee (Minhee Kim) é demitida por sua chefe que não revela o real motivo da demissão. Ao mesmo tempo, Claire (Isabelle Huppert), uma professora que sonha em trabalhar como poeta, sai pelas ruas tirando fotos em sua câmera Polaroid. Essas duas mulheres se conhecem e tornam-se amigas. Por acaso, as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor o momento pelo qual está passando. Direção de Hong Sang-soo. Drama. 69 min. Coréia do Sul. 2018.

A VISITANTE FRANCESA 

17/7 - 15h30 | 12 anos | GRÁTIS

Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que está prestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, ao visitar uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens. Direção de Hong Sang-soo. Drama. 89 min. Coréia do Sul. 2013.

CERTO AGORA, ERRADO ANTES 

24/7 - 15h30 | 12 anos | GRÁTIS

Por engano, Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Direção de Hong Sang-soo. Drama. 121 min. Coréia do Sul. 2016.

NA PRAIA À NOITE SOZINHA 

31/7 - 15h30 | 14 anos | GRÁTIS

Younghee (Kim Min-hee) é uma atriz famosa que tem a sua vida pessoal exposta após um caso com um homem casado. Ela acaba então decidindo deixar sua cidade e passar um tempo em Hamburgo, na Alemanha, e dar uma pausa na carreira. E, ao retornar à Coréia, Younghee reencontra os velhos amigos e começa a refletir sobre suas possibilidades de futuro. Em noites regadas a álcool, ela se libera e diz o que realmente sente, gerando conflitos bem complexos com eles. Direção de Hong Sang-soo. Drama. 101 min. Coréia do Sul. 2017.


Sesc Ramos

03 - 31julho

Qua

Consulte a classificação indicativa | GRÁTIS